quarta-feira, 5 de junho de 2019

(1_EDFIS_LIC_NB_Matheus_Rogerio_Silva_Bonfim.) REVISÃO BÁSICA DOS TIPOS DE ARTICULAÇÃO

 As articulações são definidas como ponto de contato/junção de dois ou mais ossos ou destes com cartilagens. Suas funções são: permitir a movimentação dos segmentos do corpo e manter os ossos do esqueleto juntos e estáveis.
 As articulações podem ser classificadas de três formas de acordo com o tipo de tecido conectivo que elas têm: cartilaginosas, fibrosas e sinoviais. E também podem ser classificadas de três formas de acordo com a amplitude do movimento: sinartroses, anfiartroses e sinoviais.
 As articulações fibrosas são classificadas como sinartroses, ou seja,  possuem pequena ou inexistente mobilidade. Estas articulações possui uma pequena separação formada por tecido conjuntivo fibroso. Estas articulações podem ser encontradas, por exemplo, entre os ossos parietais do crânio.
 As articulações cartilaginosas são classificadas como anfiartroses, ou seja, possuem mobilidade reduzida. Elas possuem separação cartilaginosa, ou seja, possuem cartilagem entre os ossos que se articulam. Estas articulações podem ser encontradas, por exemplo, na articulação intervertebral.
 As articulações sinoviais, são classificadas como diartrose, ou seja, tem grande liberdade de movimento, estas articulações possuem cavidade articular que apresenta uma cápsula cheia de líquido sinovial e que funciona como lubrificante. Estas articulações são as mais encontradas no nosso corpo. Um exemplo dessa articulação é a articulação do joelho. 
 O vídeo a seguir mostra, através de imagens em 3D, os tipos de articulações.

Disponível em: <https://youtu.be/vUOEAPADKJE>

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Este vídeo pode ser utilizado como complemento para uma aula sobre artrologia pois o autor fala sobre os tipos de articulações, as descreve e utiliza imagens em 3D para mostrar onde cada tipo se localiza. 

Referências:

2 comentários:

  1. (1_EDFIS_LIC_NA_BRUNO_EDUARDO_DE_ANDRADE)
    Abordagem muito bem feita, usando de um tema muito interessante onde conseguiu abordar e explicar os tipos de articulação. Parabéns!

    ResponderExcluir