sábado, 25 de maio de 2019

(1_EDFIS_LIC_NA_Gabriel_Goll) DA PATELA AO PENTA

Há exatos 19 anos, Ronaldo Fenômeno rompia o tendão e os ligamentos do joelho direito e dava início a batalha até a copa do mundo de 2002. No dia 12 de abril de 2000, o Fenômeno entrava em campo pela Inter de Milão, contra a Lazio, após cinco meses sem jogar devido a uma cirurgia no joelho direito. Sete minutos após entrar em campo, Ronaldo parte para o drible e acaba o lance no chão com dores excessivas.
Ronaldo ficou um ano e três meses parado em recuperação pelo joelho direito. Os questionamentos foram muitos, no entanto Felipão (técnico na época) teve coragem e não titubeou e chamou o atacante para copa, onde o atleta faria história sendo campeão e artilheiro da copa e por muitos melhores jogadores da mesma (não pela FIFA).
Lesão do tendão patelar
A luxação é clinicamente evidente; ou seja, a patela é visível e deslocada de modo palpável lateralmente, e o paciente mantém o joelho em uma posição ligeiramente fletida e não consegue esticá-lo.
Aplicação didática: esse material pode ser usado em aulas, para pode mostrar a gravidade de uma lesão e também como a medicina de modo geral pode ser incrível, sem contar a história de superação do Ronaldo.

Acesso em: 21 Maio 2019.
Acesso em: 21 Maio 2019.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. 1_ESFIS_LIC_NA_Leticia_Cabral Muito legal, esse tema chama antenção dos alunos por estar relacionado com o esporte... Esse é um problema muito comum nos atletas... O esporte contribuí para o fortalecimento dos tendões, porém não deve ser feito em excesso e forma "pesada" porque pode se tornar prejudicial, já que uma das causas é o esforço repetitivo sobre esse tendão.

      Excluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NA_Guilherme_Lavino
    Excelente postagem. Título atrativo e convidativo a leitura. Tema aborda um assunto relevante, devido a grande quantidade de lesões nos tendões no futebol, esporte com maior repercussão mundial. A postagem também trás a grande importância de Ronaldo, que mesmo após uma lesão e tempo afastado, mostrou seu futebol na conquista do penta.

    ResponderExcluir
  3. Este exemplo foi dado em sala de aula quando estávamos vendo este conteúdo, achei legal alguém trazer com mais detalhes para todos acompanharem, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. 1_EDFISC_LIC_NA_ALLAN_ALVES
    Eu como apreciador de futebol e gostar desse esporte ,a postagem se tornou mais interessante ,e como um assunto bastante popular no nosso Brasil o (futebol).Esse conteúdo é essencial quando falamos de uma lesão em um determinado esporte e para se tratar de uma lesão que envolve um osso do nosso corpo ,essa abordagem para se tratar desse osso lesionado ,fará com que o conteúdo seja fixado mais fácil pelos alunos ,e a imagem explica claramente cada osso do joelho.

    ResponderExcluir
  5. 1_EDFIS_LIC_NA_Wagner_Luiz_Villela
    Muito atrativo o titulo da postagem com uma boa explicação sobre as lesões dos ligamentos do joelho no futebol,também com um assunto bem popular na sociedade excelente para fazer referencia em um aula de anatomia.

    ResponderExcluir
  6. blog Anatomia em Foco agradece a sua contribuição.

    ResponderExcluir