quarta-feira, 5 de junho de 2019

(1_EDFIS_NA_SAMUEL_PEREIRA_SAWISKI) RONALDO E A RUPTURA DO TENDÃO PATELAR

Há 19 anos atrás Ronaldo sofria a maior lesão de sua vida : ruptura do tendão patelar direito. Uma lesão considerada por muitos médicos como a pior a se ter quando se é um profissional esportivo.  Mas para entendermos melhor a lesão precisamos entender um pouco sobre o tendão patelar e os ossos que fazem ligação com o mesmo. 
O tendão patelar é um ligamento que conecta dois ossos (patela e tíbia), e tem máxima importância no que se refere a movimentação dos joelhos. Lesões nesse tendão são raras, prova disso é que não existe até hoje um número médio da frequência em que pessoas do ramo esportivo se lesionam dessa maneira, o número que se tem, é que geralmente essa lesão ocorre em pessoas com idade inferior a 40 anos. 
Engana-se quem pensa que apenas atletas sofrem essa lesão. Ela pode ser causada pelo simples fato de existir uma carga com o peso acima do possível no joelho. A carga/força estimada para ocorrer o rompimento é superior a 17 vezes o peso corporal. 
Veja uma ilustração do que ocorre no joelho e no tendão no momento da lesão : 

A imagem é muito clara em mostrar o rompimento no tendão que liga dois ossos importantes dos membros inferiores : patela e tíbia. 


APLICAÇÃO DIDÁTICA : 

Tal conteúdo pode ser usado em aulas referentes ao esqueleto apendicular, quando tratado dos ossos dos membros inferiores, usando como citação a patela e a tíbia e o tendão que fica entre esses dois ossos. Usando a lesão acima como método de exemplificação. 


REFERÊNCIAS:

Disponível em: <http://www.cristianolaurino.com.br/joelho/45-a-ruptura-do-tendao-patelar-do-joelho>. Acesso em : 21 mai. 2019. 
Disponível em: <https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/04/12/ha-15-anos-joelho-de-ronaldo-deu-no-em-imagem-tao-marcante-quanto-gols.htm> . Acesso em : 21 mai. 2019.

2 comentários:

  1. (1_EDFIS_LIC_NB_MARCELO_HENRIQUE_FERREIRA)
    Trabalho extremamente perfeito! Mostrou um caso que comoveu a todos os amantes de esporte do Brasil, e os não amantes também. Abordagem muito explicativa, apresentando o momento e o motivo da lesão. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O blog Anatomia em Foco agradece a sua colaboração.

    ResponderExcluir