segunda-feira, 10 de junho de 2019

(1_EDFIS_LIC_NB_GIOVANNA_ANDRADE) CÂIBRA: SÚBITA, SORRATEIRA E DOLOROSA



 Cãibra: súbita, sorrateira e dolorosa
        Com certeza você já deve ter sentido a dor de uma cãibra, seja na panturrilha, nos pés, na coxa ou em alguma outra parte do seu corpo. É sem dúvida uma das piores sensações. Mas, afinal, por que ela ocorre e como evitá-la?

        As cãibras são contrações musculares involuntárias e repentinas de um ou mais grupos musculares. Elas podem durar apenas alguns segundos ou se prolongar por minutos, podem começar após um exercício físico intenso ou até mesmo à noite durante o sono. Nesse último caso, elas podem estar relacionadas à alguma doença sistêmica.
 Causas 
  •         Entre os fatores que podem causar as cãibras estão: 
  •         O uso excessivo de uma determinada musculatura; 
  • ·        Falta de condicionamento físico; 
  • ·        Acúmulo de ácido lático e escassez de oxigênio na circulação; 
  • ·        O suor excessivo durante a atividade física, que provoca a perda de sódio e pode levar à contração muscular; 
  • ·        O frio, que faz com que os músculos fiquem mais tensos e contraídos;
  •  ·        Desidratação, pois a água auxilia nas contrações e relaxamentos;
  •  ·        A carência de sais minerais como cálcio, potássio e magnésio;
  •          Além desses, portadores de anemia, diabetes, insuficiência renal, desequilíbrio hormonal, mulheres grávidas e pessoas hipertensas são alvos fáceis das dores da cãibra.

 Prevenção
        Mas é possível evitar essas dores, para isso é necessário:
  •  ·        Manter uma alimentação balanceada. Apesar da banana ser muito conhecida por ser rica em potássio, ela sozinha não dá conta de prevenir a cãibra. Por isso é necessário incluir em sua dieta outras frutas e verduras ricas em vitaminas e sais minerais, que vão auxiliar não só no funcionamento dos músculos, mas no organismo como um todo;
  • ·        Hidratar-se. Beber bastante líquido durante o dia e antes de um exercício vigoroso faz com que os músculos fiquem sempre bem hidratados, facilitando a contração e relaxamento; 
  • ·        Repor nutrientes. Isso vale não só para atletas, como também para pessoas que suam mais de uma hora por dia. Nesses casos, a reposição de nutrientes pode ser feita através da ingestão de líquidos isotônicos;
  • ·        Alongar-se. Os exercícios de alongamento devem ser feitos antes e depois de cada esforço físico. Caso a incidência maior das cãibras seja à noite, os alongamentos devem ser feitos antes de se deitar. Os alongamentos promovem o aumento do relaxamento muscular e a melhora na circulação sanguínea;
  • ·        Respirar adequadamente. A respiração é um fator muito importante para o bom êxito em exercícios físicos. Sua má execução pode levar à escassez de oxigênio na circulação e, consequentemente, o acúmulo de ácido lático, o que gera a fadiga dos músculos. Por isso, procure sempre respirar profunda e corretamente durante os exercícios.

Tratamento
  •         No caso de ocorrência desses episódios dolorosos, algumas medidas simples podem ser tomadas como forma de tratamento. Tais como:
  • ·        Alongar e massagear o músculo em espasmo. Isso irá promover o relaxamento do músculo e alívio da dor. Mas atenção!! Não alongue o músculo com força, isso pode provocar lesões mais graves. Faça-o lentamente, com cuidado e respirando fundo. 
  • ·        Aplicar calor no local da cãibra. O aumento da temperatura também irá promover o relaxamento muscular.
  •        Repousar. O repouso da musculatura afetada pelos espasmos é muito importante para evitar novos episódios e possíveis lesões.

        Aplicação Didática: esse material pode ser utilizado para complementar ou até mesmo como curiosidade, durante ou após uma aula cujo conteúdo tratado seja miologia. O tema pode ser aproveitado para ressaltar tanto a importância de se praticar exercícios físicos e alongamentos quanto a necessidade de determinadas vitaminas e sais minerais para o bom funcionamento dos músculos.
Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/caimbra/>. Acesso em: 04 jun. 2019.
>. Acesso em: 04 jun. 2019

8 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NB_Geovane_Marcene_da_Luz_Costa

    Material muito informativo e explicativo, ressalta bem a importância da alimentação balanceada, da hidratação, além de cuidados com a respiração na pratica de exercícios físicos para a prevenção contra as cãibras. Por ser usado também como um pequeno manual de primeiros socorros contra cãibras.

    ResponderExcluir
  2. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

    ResponderExcluir
  3. (1_EDFIS_LIC_NA_SAMUEL_PEREIRA_SAWISKI)
    Trabalho muito bem feito, abordando um tema muito comum e importante na vida das pessoas que é a cãibra, mostrando as causas e as maneiras de prevenção. Excelente!

    ResponderExcluir
  4. 1_EDFIS_LIC_NB_Bruno_Pereira_Lima É bom termos este tipo de conteúdo, para entendermos coisas que ocorrem de forma corriqueira em nossas vidas, aliadas ao estudo anatômico da miologia, pois realmente estes espasmos musculares são muito desagradáveis e doloridos.

    ResponderExcluir
  5. O blog Anatomia em Foco agradece a sua colaboração.

    ResponderExcluir
  6. 1_EDFIS_LIC_NA_ELAINE_APARECIDA_DA_SILVA
    MUITAS VEZES NAO DAMOS IMPORTANCIA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, À PRATICA DE EXERCÍCIOS E O CONSUMO DE ÁGUA. SUA POSTAGEM TRAZ A GRANDE RELEVANCIA QUE ESTAS ATITUDES PODEM TER COM RELAÇÃO À CÂIMBRA, QUE ALGO TAO COMUM QUE COMO RELATA NA POSTAGEM, OCORRE ATE ENQUANTO DORMIMOS.

    ResponderExcluir