Já ouviu falar que quando um idoso cai ele se quebra todo? Apesar do título curioso este é um assunto bem importante quando falamos de ossos, e não são só as vovós que sofrem com este problema que pode ser a osteoporose.
Disponível em: <https://www.tuasaude.com/osteoporose/>. Acesso em: 16 mai. 2019.
A Osteoporose é uma doença que causa diminuição da massa óssea, ou seja, deixa os ossos frágeis e porosos, mais comum nas mulheres acima de entre 30 ou 45 anos, as mesmas são mais alvos desta doença por conta da menopausa. Como os ossos ficam mais frágeis o risco de fraturas é muito grande e com o passar da idade aumenta cada vez mais especialmente nos ossos do quadril, costelas e colo do fêmur.
O curioso é que esta é uma doença silenciosa, pois não se tem sintomas notáveis a maioria dos casos é quando a pessoa fratura um osso, e ao ir até médico possui o diagnóstico.
A osteoporose é muito associado ao envelhecimento por conta de com o passar do tempo ocorre a perda da capacidade de metabolizar e absolver o cálcio. Mas também ocorre pela falta de atividades físicas, má alimentação e o consumo de bebidas alcoólicas.
Existe cura? Tratamento?
Não tem cura para a doença mas sim um tratamento com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa e diminuir o risco de fraturas e de doenças associadas, para que isso ocorra é muito importante que a pessoa obtenha um estilo de vida saudável praticando atividades físicas regularmente e também o médico da própria pessoa pode solicitar uso de suplementos e vitaminas para auxiliar no tratamento de forma que ocorra a reabsorção do cálcio e formação óssea.
Prevenções e cuidados:
Deve ser feita durante toda a vida por meio da adoção de hábitos saudáveis como:
- Praticar exercícios físicos regularmente como caminhar ou dançar
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro
- Expor-de diariamente ao sol, pelo menos 15 minutos, para estimular a produção de vitamina D;
- Consumir a quantidade recomendada de cálcio por dia, cerca de 1200 UI.
Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-osteoporose-e-quais-seus-sintomas-tratamentos-e-causas/> Acesso em: 16 mai. 2019.
Disponível em: <https://www.tuasaude.com/osteoporose/ > Acesso em: 16 mai.de 2019.
Disponível em: <https://www.google.com/search?q=osteoporose&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjFsP645qDiAhXHDrkGHS4WAcUQ_AUIDigB&biw=1707&bih=848&dpr=1.13#imgrc=KRI7PvewDbfpKM:> Acesso em: 16 mai. 2019.
Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/saude/temas/osteoporose> Acesso em: 16 mai. 2019.
Aplicação Didática:Apresentaria como forma de reforço para o conteúdo de ossos do corpo humano com objetivo de além de informar os alunos sobre os riscos da doenças, de forma que também ajudem seus familiares e conhecidos a prevenir cada vez mais, podendo ser aplicado para ensino médio ou fundamental e até mesmo em ensino superior visando tratar de forma mais especifica o conteúdo, utilizando o exemplo da vovó despedaçada para chamar mais atenção dos alunos para que aprendam melhor e com mais facilidade de entender.
.
1_EDFIS_LIC_NA_Miguel_Ferreira
ResponderExcluirExcelente colocação. Vale salientar também que a fragilidade dos ossos nas mulheres é causada pela ausência do hormônio feminino, o estrogênio, que os tornam porosos como uma esponja. É a maior causa de fraturas e quedas em idosos. Esta doença, é ainda, considerada como sendo o segundo maior problema de saúde mundial, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares.
O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
Excluir1_EDFIS_LIC_NA_Thiago_Cardoso
ExcluirO tema escolhido foi tratado de uma forma ótima, a qual chama bastante atenção, pois é uma doença bastante conhecida, que tem um índice alto de casos registrados e que vem crescendo muito e tende a crescer muito mais entre a população, uma doença que pode se dar através do envelhecimento, mas tem como principais fatores na maioria dos casos mais recentes, maus hábitos de estilo de vida, então quanto mais cedo a pessoa se cuidar, terá menos chances de desenvolver esta doença.
O blog Anatomia em foco agradece sua contribuição!
Excluir1_EDFIS_LIC_NA_Bruno_Eduardo
ResponderExcluirMuito interessante, ja que é comum vermos essa doença ao nosso redor nada melhor que saber os meios para prevenir-nos e tambem cuidar daqueles que infelizmente possuem tal doenca. Assunto tratado de maneira sucinta e muito bem explicado.
O blog Anatomia em foco agradece sua contribuição!
Excluir(1_EDFIS_NA_PEDRO_LUCAS_HONORATO_FRANÇA) Excelente trabalho,de grande importancia pois não é só quem tem idade mais avançada que deve se preocupar com isto,desde cedo é importante manter cuidados com saude corporal e alimentação.
ResponderExcluirblog Anatomia em Foco agradece a sua contribuição!
Excluir(1_EDFIS_LIC_NA_Wagner_Luiz_Villela)
ResponderExcluirÓtimo titulo muito atrativo, uma ótima explicação da doença causa, sintomas e tratamento,um excelente trabalho em geral de grande importância para conscientizar a população.
blog Anatomia em Foco agradece a sua contribuição!
ExcluirAdorei seu título!! Super chamativo, gostei que muito da sua postagem pois ressalta que na osteoporose é silenciosa e ás vezes pode estar ocorrendo com alguém do nosso lado e nem notamos. Gostei também por que ressalta a importância do exercício físico na idade avançada!Parabéns!
ResponderExcluirO blog Anatomia em foco agradece a sua contribuição!
Excluir