terça-feira, 4 de junho de 2019

(1_EDFIS_LIC_NA_Leticia_Cabral) LESÃO NA PARTE SUPERIOR DA COXA É A MAIS COMUM ENTRE CORREDORES.

As lesões musculares podem ser classificadas como traumáticas (estiramento, contusão e laceração) ou atraumáticas (cãimbra e dor muscular tardia); ela ocorre quando um músculo é submetido a um grande esforço e suas fibras e vasos sanguíneos acabam se rompendo. No caso do Usain Bolt, em 2016, a lesão foi um estiramento na parte posterior da coxa, uma das lesões mais frequentes em corredores. 
Os músculos que formam a parte posterior da coxa são os isquiotibiais, sendo eles o bíceps femoral, semitendíneo e semimembranoso, eles têm origem na tuberosidade isquiática e se inserem na parte posterior da tíbia. Eles permitem a articulação do quadril, e são responsáveis pelo movimento de esticar e dobrar a perna, tendo função de manter a perna esticada enquanto o peso do corpo é passado para a outra perna, tendo isso em mente fica claro a importância desses músculos para um corredor, e não seria diferente para o recordista mundial, Bolt. 
Mas durante a semifinal dos 100m,, aconteceu que no meio da corrida Bolt sentiu fortes dores e não conseguiu terminar a corrida. Um tempo depois divulgou que estava com uma ruptura na junção proximal miotendínea do bíceps femoral. No atleta a lesão foi de 1º grau, ou seja, envolveu uma pequena quantidade de fibras, e ocorre dor quando o músculo precisa fazer uma contração, por este motivo o corredor sentiu tanta dor ao correr. 
A ruptura muscular de Bolt pode ser justificada pela contração repetitiva ou sobrecarga num período de tempo, o que se encaixa muito bem para o recordista. 
Mesmo depois de lesionado, Bolt conseguiu se recuperar antes do Jogos Olímpicos e competir no Rio de Janeiro.

APLICAÇÃO DIDÁTICA 
O material pode ser utilizado ao se trabalhar os músculos dos membros inferiores como uma mobilização para iniciar a introdução do assunto, pois é uma boa forma de contextualização, podendo depois de apresentado todos os músculos fazer um trabalho em que os alunos identifiquem os músculos utilizados na corrida. 

REFERÊNCIAS 
Disponível em: <https://www.bhrace.com.br/blog/2017/03/28/musculos-da-corrida/> Acesso em 03 de jun. de 2019. 

6 comentários:

  1. (1_EDFIS_LIC_NA_Wagner_luiz_Villela)
    Um ótimo trabalho com um titulo muito bom atrativo para corredores ou corredores amadores e conteúdo muito bem estruturado e explicado.

    ResponderExcluir
  2. (1_EDFIS_LIC_NA_Gabriel_Hammerschmidt_Goll)
    gostei muito do trabalho e do jeito que abordou o tema, texto ficou com uma fácil compreensão e atrativa para amantes de esporte, gostei da menção ao campeão olimpico Bolt.

    ResponderExcluir
  3. (1_EDFIS_LIC_NA_Julia_Maria_Mroczko)
    Ótima abordagem do tema, deixando o de forma clara e objetiva, para que todos consigam entender e ter consciência de lesões que corredores possam ter, usando como exemplo um dos maiores corredores que mais chama a atenção do público atualmente.

    ResponderExcluir
  4. (1_EDFIS_LIC_NA_Leonardo_Marques)
    Postagem excelente, muito bem especifica no tema e bem formulada com exemplo de lesão de uma grande estrela do atletismo, para mostrar que atletas com trabalho de alto rendimento mesmo tendo tratamentos específicos para evitar qualquer lesão, pode acontecer com os melhores, Parabéns.

    ResponderExcluir