sexta-feira, 24 de maio de 2019

(1_EDFIS_LIC_NB_Marcelo_Henrique_Ferreira) OSTEOMALACIA

Doenças ósseas estão se tornando cada dia mais comum, principalmente em pessoas com idade superior aos 40 anos. A osteomalacia é um exemplo disso.

Esta doença pode ser caracterizada pela falta de cálcio e vitamina D no sistema ósseo, nos mais jovens pode ocasionar até mesmo o raquitismo, doença decorrente da falta de mineralização nos ossos. 






Causas = É causada por inúmeros fatores, dentre eles : falta de vitamina D, insuficiência renal, deficiência fosfática suficiente na dieta, tumor que prejudique a ossificação, etc.



Sintomas = Os sintomas mais comuns dessa doença são, basicamente, dores nos ossos e fraqueza muscular, mas ela ainda por gerar outros sintomas, tais como : sensação de dormência ao redor da boca, nos braços ou nas pernas, sensação de tremedeira e espasmos musculares.



Tratamento = Como a doença se caracteriza pela falta de vitamina D e cálcio, o tratamento pode ser feito através de dietas que suplementem essas substâncias no nosso organismo, mas também podem ser feitas cirurgias no caso dessa doença ter causado deformidade óssea.



APLICAÇÃO DIDÁTICA : Esse conteúdo pode ser aplicado em sala quando for tratado de doenças ósseas. Usando da imagem e do breve resumo explicatório para maior compreensão.

Disponível em:

2 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NA_SAMUEL_PEREIRA_SAWISKI,NOTURNO, DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
    Trabalho muito bem feito, trazendo uma abordagem simples mas no entanto muito objetiva, apresentando uma doença não tão popular mas que afeta e compromete a capacidade óssea do indivíduo. Parabéns, continue assim.

    ResponderExcluir