quinta-feira, 23 de maio de 2019

(1_EDFIS_LIC_NA_PEDRO_LUCAS_HONORATO_FRANÇA) FRATURA NO QUINTO METATARSO, TÃO RUIM QUANTO BATER O DEDINHO DO PÉ!!!ENTENDA A LESÃO DO JOGADOR NEYMAR !!!


Disponível em: <https://oglobo.globo.com/esportes/exames-confirmam-nova-fratura-no-pe-operado-de-neymar-23407370>. Acesso em: 23 mai. 2019.

O famoso jogador brasileiro que atualmente atua no Paris Saint-Germain Football Club, da França sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito, e apesar do nome ser meio assustador para compreender melhor, podemos dizer que é o osso que vem logo antes do dedinho do pé.


Disponível em: <http://culturasdocorpo.blogspot.com/2015/04/sistema-esqueletico_29.html>. Acessado em: 23 mai. 2019


DIVISÃO DOS PÉS 

O nossos pés são divididos em 3 partes ,tarso, metatarso, falanges, sendo assim podemos compreender facilmente onde foi a fratura do jogador Neymar, porem na anatomia humana aprendemos que cada osso tem seu nome e neste caso não é diferente, de fato temos 5 metatarsos, sendo nomeados de 1° metatarso, 2° metatarso, 3° metatarso, 4° metatarso, e o 5° metatarso que é onde ocorreu a fratura do jogador, basicamente para não confundir pode-se notar que o primeiro metatarso vem antes do dedão do pé, já o quinto vem antes do mindinho.


OS METATARSOS

São cinco ossos longos e se ligam entre si e ao resto dos pés através de músculos, tendões e ligamentos que dão a estabilidade para os pés, são ossos muito resistentes e fortes, sendo o de mais importância o primeiro metatarso, pois é responsável pela grande parte de carga que ao andarmos impomos aos pés, ou até mesmo ao ficarmos em pé, já o quarto e quinto metatarso são mais flexíveis dando a nós seres humanos a possibilidade de nos adaptarmos a diferentes tipos de solo.


COMO ACONTECEM AS FRATURAS NO METATARSO

Primeiramente é importante sabermos que é bastante comum de se ver este tipo de fratura e podem ser em diversas partes do osso, apesar de comum pode ser grave ou não, o que determina gravidade pode ser o local, extensão ou se há algum desvio no osso.
As fraturas acontecem obviamente quando se tem a ruptura de algum destes ossos e podem ser 2 tipos de fraturas, sendo elas as Fraturas Agudas decorrente de lesões súbitas, que podem ocorrer por consequência de traumas e torsões, e as Fraturas de Estresse decorrentes de lesões por esforço como sobrecarga.

POSSIVEIS CAUSAS DE FRATURA

A coisa mais comum de se ver o ser humano fazer é bater o dedinho em algum lugar de sua residência, creio que todos um dia passam por isso, e apesar disso parecer piada, tem casos de pessoas que batem tão forte que podem sim quebrar não só o dedinho mas sim o metatarso, e essa é uma possível causa, pancada em objetos, e também há outras como objetos caírem nos pés, quedas em altura, torção nos pés, ou acidentes de automóveis.

OS SINTOMAS

Existem uma serie de sintomas mas os mais comuns geralmente são a dor e inchaço, com toda certeza o indivíduo vai recorrer a um médico pois a dor pode ser insuportável, e também tem grande dificuldade de colocar peso sobre o pé que foi machucado, a região fraturada possui muita sensibilidade, então é muito fácil notar os sintomas.

TRATAMENTO

Cada caso é um caso, então para definir o tratamento adequado para pessoa, é necessário ver o grau da lesão, ou desvio nos ossos, existem 3 casos:

-SEM DESVIO

Este é o caso mais simples pois a pessoa só precisara usar uma bota imobilizadora, até que ocorra a cicatrização da lesão.

-FRATURA PEQUENA (DESVIO LEVE)

Esse caso necessita o uso de bota de gesso ou bota imobilizadora rígida sem que o paciente apoie o peso do corpo sobre o pé por praticamente um mês. Depois desse tempo, a pessoa deve utilizar muletas para fazer um apoio parcial, durante umas 3 semanas, é o caso mais clássico.

-FRATURA GRAVE (DESVIO GRANDE)

 O tratamento nesses casos precisam ser cirúrgico, por causa do desvio maior, atingindo a articulação ou se tiver muitos fragmentos e nos casos de fratura exposta do osso.
Um cirurgião ortopedista irá realizar a cirurgia que vai realinhar os ossos fraturados e fixar os segmentos ou a fusão do osso no pé. Então, é comum a utilização de pinos, placas ou parafusos. Mesmo com a cirurgia o pé nem sempre volta ao estado normal.

Disponível em: < https://www.ativosaude.com/saude/fratura-do-metatarso/> Acessado em: 23 mai. 2019.


APLICAÇÃO DIDÁTICA

Pode ser aplicado tanto para ensinos fundamentais quanto para médio e superior, obviamente com uma diferença de especificidade, com intuito de trazer uma curiosidade do fato que aconteceu, com um dos jogadores mais famosos da atualidade, chamando atenção dos alunos para que ocorra uma maior fixação da matéria dada, tendo em vista que faria com que os alunos entendessem melhor sobre os ossos dos pés.

6 comentários:

  1. (1_EDFIS_NA_GABRIEL_NASCIMENTO_OLIVEIRA) Muito bom este tema me chamou atenção pelo fato de gostar de futebol e estar relacionado com o Neymar além de aprender um pouco sobre os ossos do pé e como posso me cuidar para não sofrer esta lesão.

    ResponderExcluir
  2. O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!

    ResponderExcluir
  3. (1_EDFIS_LIC_NA_GUILHERME_FONSECA_FERRARI_DUTRA)
    Excelente abordagem do tema.Primeiramente chamando a atenção do leitor pelo fato de ter acorrido recentemente com uma pessoa famosa.E em seguida explica de maneira objetiva e de fácil entendimento as divisões dos ossos dos pés enfatizando que não somente atletas podem sofrer esse tipo de lesão, mas um simples choque dos pés em objetos domésticos já é suficiente para que talvez pessoas sofram esse tipo de lesão até mesmo dentro de casa.Importante acrescentar que outros ossos dos pés também são suscetíveis a fraturas dessa forma, dados a suas dimensões, como os sesamóides e até mesmo o calcanho.

    ResponderExcluir
  4. (1_EDUFISC_LIC_ALLAN_ALVES)
    Imagem, e conteúdo bem completos, excelente postagem.Uma notícia bem recente no mundo do futebol ,e mostrando que a anatomia está muito próxima de uma prática esportiva e a necessidade de compreensão do mesmo.Acho bom essa relação que fazemos entre o esporte e a anatomia humana e sua teoria, aprendizagem pelo interesse do aluno,facilitando a fixação do conteúdo.

    ResponderExcluir
  5. O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!

    ResponderExcluir