quinta-feira, 23 de maio de 2019

(1_EDFIS_LIC_NB_Guilherme_Teixeira) ATIVIDADES LÚDICAS PARA MELHOR APRENDIZADO: JOGOS RELACIONADOS A ANATOMIA HUMANA.


 O jogo e a tecnologia ganham seu espaço cada vez mais na atualidade, entretanto é valido trazer um pouco dessa dinâmica para dentro da metodologia de ensino. O jogo proposto pelo site, aborda o conhecimento teórico sobre a  nomenclatura e posições dos ossos do corpo humano como por exemplo: ossos do cíngulo superior( clavícula e escápula, úmero, rádio e ulna, carpos metacarpos e falanges), assim como também todos os outros ossos pertencentes ao esqueleto humano  apresentados nas aulas de anatomia. Em seguida o aluno pode aplicar seus conhecimentos em um pequeno teste que irá contribuir para que o conteúdo estudado seja retomado novamente de uma forma lúdica e divertida, tendo ele que encontrar cada osso do cíngulo superior estudado quando solicitado pelo game. Essa estratégia de ensino contribui para que aluno retome a matéria de forma diferenciada aprimorando seu aprendizado.


Aplicação didática: No laboratório digital na escola, o professor poderá explanar o conteúdo assim como na sala de aula tradicional, apresentando o esqueleto humano do cíngulo superior. Explanando para os discentes sobre as posições de cada osso. Após realizada essa etapa é momento de apresentar o jogo para turma. Os alunos possuirão tempo para responder a localização correta dos ossos realizando pontuações. Ao final de cada jogo o professor pode fazer um ranking  entre a turma para identificar o aluno que mais se destacou. Essa atividade é uma forma atrativa de ensinar anatomia humana e seus diferentes conteúdos contribuindo com  o processo de ensino e aprendizagem do aluno.  

Disponível em:< https://anatomia-papel-e-caneta.com/jogos-de-anatomia-humana/> Acesso em: 22 mai. 2019
Esse vídeo apresenta como funcionam os games de anatomia.
Disponível em: < https://youtu.be/5KY-JO4Q530> acesso em: 22 mai. 2019


4 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NB_Bruna_Barbosa_Apem
    Gostei muito da proposta apresentada, visto que o lúdico é uma importante ferramenta de aprendizagem, que proporciona aos alunos uma forma prazerosa de aprender. A aplicação didática em que se propõe o desafio do jogo serve de estímulo aos alunos que muitas vezes tem dificuldade com o conteúdo.

    ResponderExcluir