quinta-feira, 23 de maio de 2019

(1_EDFIS_LIC_NA_ELAINE_APARECIDA_DA_SILVA) JÁ OUVIU FALAR SOBRE OSSOS DE CRISTAL OU OSSOS DE VIDRO?


Já ouviu falar sobre ossos de cristal ou ossos de vidro? 

Osteogênese imperfeita é chamada por diferentes nomes, como doença de Lobstein, doença de Ekman Lobstein, ossos de vidro ou ossos de cristal. É uma doença rara, ocasionada por mutações nos genes que são responsáveis pela síntese de colágeno, substância essencial para a formação óssea. A principal característica é a fragilidade, pode levar um osso a quebrar de forma espontânea.  Essa doença é genética e hereditária, pode afetar fetos que ainda estão no útero materno, ocasionando deformidades ao nascer. Outras características dessa doença são o encurvamento dos ossos, dentes frágeis, desvios na coluna e a Esclera (branco dos olhos)  com coloração azul ou cinza.  
Existem quatro tipos de OI.
Tipo I - É o mais leve, que são poucas fraturas ou apenas a Esclera azulada e dores musculares e nas articulações.
Tipo II – É o mais grave e letal, pois as fraturas podem acontecer antes do parto, onde o bebê já nasce com vários ossos partidos causando, muitas deformidades. Levando o bebê a óbito antes do parto ou nas primeiras semanas de vida.
Tipo III – É um quadro muito grave mas não leva a morte, são observadas varias fraturas e deformidades, as crianças tem estatura baixa e problemas na coluna e subdesenvolvimento da face. Esse tipo faz com que os ossos se quebrem com pequenas lesões. 
Tipo IV – apresenta diversas manifestações clínicas, pode ter tratamento. Esse tipo faz com que a criança frature facilmente os ossos durante a infância. Esclera branca e estatura baixa.




Imagem disponível em <https://twitter.com/teletonoficial/status/1050507894284853249> . Acessado 21 de mai. 2019

Aplicação Didática: A Osteogênese imperfeita pode ser apresentada em aula tanto no ensino médio quanto ao ensino superior, que leva conhecimento aos alunos sobre mutações nos genes que pode afetar o sistema esquelético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário