quinta-feira, 23 de maio de 2019

(1_EDFIS_LIC_NB_Bruno_Bittencourt_Teixeira) CIRURGIA PODE RECUPERAR A AUDIÇÃO DE QUEM TEVE ALGUMA LESÃO EM UM OSSO DA ORELHA?


Disponível em: <http://www.ocorpohumano.com.br/img/audicao.jpg> . Acesso em: 23 maio 2019.
Uma cirurgia que recupera a audição pode ser feita no osso do estribo, para recolocar o osso no lugar já que  "Sua função é transmitir o som que vem do exterior, vibra na membrana timpânica para o meio interno, até as terminações auditivas localizadas na orelha interna" explica o Dr. Fernando Veiga Angélico Júnior, professor de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina do ABC. A cirurgia consistem em recolocar o osso no lugar ou anda colocar uma espécie de prótese para corrigir a audição.
Mas a cirurgia só é indicada para pacientes que não possam utilizar de aparelhos auditivos comuns por conta de alguma doença crônica que os deixa impossibilitados de utilizar dos mesmos.
“A prótese auditiva ancorada ao osso consiste em um pino de titânio, fixado ao osso atrás da orelha. O dispositivo foi desenvolvido para transmitir o som por condução óssea, em substituição á condução aérea presente nas pessoas com audição normal. O processador de som capta as ondas sonoras de maneira semelhante aos aparelhos auditivos convencionais, mas ao invés de essas ondas sonoras serem enviadas através do canal auditivo, elas são transformadas em vibrações e transmitidas diretamente para o ouvido interno”, explicou a médica otorrinolaringologista Profª Drª Vanessa Pires Dinarte.
Aplicação didática: Pode se utilizar em uma aula para explicar sobre como funciona a audição e também para mostrar um pouco mais sobre os ossos que estão dentro do canal auditivo que são responsáveis pela audição e que justamente são os menores ossos do corpo humano.

Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário