sexta-feira, 7 de junho de 2019

(1_EDFIS_LIC_NB_Daniele_Rubel) VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS COMPONENTES DA ARTICULAÇÃO DO JOELHO?



Essa articulação se classifica em: DIARTROSE (se movimenta muito), SINOVIAL (líquido sinovial na cavidade das partes que se articulam), GÍNGLIMO (permite o movimento de "dobradiça"), faz flexão e extensão e quando flexionada permite rotação medial e lateral. No entanto, é uma das articulações mais complexas e também uma das mais vulneráveis do corpo!

 É composta pelas faces condilares do fêmur e da tíbia, por um ligamento patelar, dois ligamentos colaterais (um fibular/lateral e um tibial/medial), um ligamento cruzado anterior e outro posterior, dois meniscos (disco de cartilagem), um lateral e outro medial, por cartilagem articular (recobre as superfícies ósseas que se articulam), cápsula articular (tecido conjuntivo preso aos ossos que estão se articulando), cavidade articular (espaço entre cápsula articular e osso, é preenchida por líquido sinovial), membrana sinovial, líquido sinovial e 12 bolsas sinoviais que protegem a articulação).


                 IMAGEM 1 (vista anterior) :







           IMAGEM 2 (vista posterior)



As lesões mais comuns são: rompimento do LCA (ligamento cruzado anterior) e do LCP (ligamento cruzado posterior), luxação patelar, condromalácia patelar, artrose, tendinite patelar, síndrome do corredor e lesão no menisco.



APLICAÇÃO DIDÁTICA: Este material pode ser usado em uma aula para contribuir no aprendizado dos alunos e para alertar sobre a importância dessa articulação, já que é muito suscetível a lesões.



Referência: MILLÉO, Julianne.  MANUAL TEÓRICO-PRÁTICO DE ANATOMIA HUMANA. Ponta Grossa: Editora UEPG,2018. Acesso em: 06 Junho.2019.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário