domingo, 9 de junho de 2019

(1_EDFIS_LIC_NB_GABRIEL_EIDAM) LESÃO DE CRISTIANO RONALDO TIRA O MELHOR DO MUNDO DA FINAL DA EUROCOPA 2016



A Eurocopa 2016, realizada na França, foi considerada a Eurocopa de Cristiano Ronaldo. O jogador, na época no Real Madrid, vinham de uma ótima temporada no Clube merengue, vencendo a Liga dos Campeões e chegando com grande perspectiva na busca pelo primeiro título com a seleção Portuguesa.Sabendo da importância do torneio continental para seu pais e para disputa pela bola de ouro com Messi, Cristiano viu sua seleção se classificar no sofrimento com 3 empates contra Islândia, Áustria e Hungria. Após a classificação, o português comandou sua seleção nas vitórias contra a Croácia, por 1x0 na prorrogação, seguida por uma vitória nos pênaltis contra a Polônia. Já nas semifinais, com gol de CR7, Portugal passou pela seleção de País de Gales, se classificando para final contra a anfitriã França. A decisão no Stade de France começou equilibrada, mas no meio do primeiro tempo, o jogador Dimitri Payet deu uma entrada forte em Cristiano, que precisou de atendimento médico. O jogador ainda tentou voltar a partida, mas após sentir fortes dores, acabou tendo que ser substituído. A lesão de Ronaldo foi no ligamento cruzado, o que o deixou mais de 1 mês afastado dos gramados. Após deixar o campo, Cristino viu a sua seleção vencer na prorrogação por 1x0, com gol de Éder, dando o primeiro título europeu a seleção. 


Aplicação Didática

Utilizaria o conteúdo para exemplificar para os alunos o que seria um ligamento colateral. O ligamento colateral é uma articulação Diartrose, sinovial e ginglimo, pois faz movimento de dobradiça. É um ligamento acessório, porque o joelho necessita dele pra auxiliar na sustentação, já que o ele se movimenta muito. Além dele há também os ligamentos cruzados anterior e posterior, que também ajudam nessa movimentação. Além desses ligamentos, a chamada cápsula articular, onde os ligamentos extras estão presentes junto com líquido sinovial, também estão os meniscos. Os ligamentos cruzados anterior e posterior, ligamento colateral Medial e lateral e os meniscos são responsáveis por articular os ossos da tíbia e fíbula com o fêmur.

Referências:


4 comentários:

  1. (1_EDFIS_LIC_NA_Gabriel_Hammerschmidt_Goll)
    Me atraiu muito pelo fato de ser uma amante de futebol e ainda me fez entender mais sobre o caso, para mim foi de extrema importância esse texto pelo fato de no momento eu achar que não tinha acontecido nada.

    ResponderExcluir
  2. Momento muito triste da competição acima citada. Essa lesão sofrida pelo atacante português só reforça a importância das estruturas presentes no joelho, qualquer lesão sofrida no local pode comprometero funcionamento da estrutura de um modo geral, nesse caso, acarretando no corte do jogador na partida em questão.

    ResponderExcluir
  3. O blog Anatomia em Foco agradece a sua colaboração.

    ResponderExcluir