Sim, é isso mesmo! Nosso mecanismo de crescimento é o tecido ósseo. Além de atuar na proteção, movimentação, produção de células do sangue (Medula Óssea Vermelha), na reserva de minerais e também no armazenamento de energia (Medula Óssea Amarela), atua em nosso crescimento!
Mas para sabermos como funciona temos de ter o conhecimentos sobre certas células. Primordialmente temos a célula OSTEOPROGENITORA (célula mãe), que quando estimulada dá origem a célula OSTEOBLASTO (célula jovem), que tem como função regenerar os ossos e tem a capacidade de secretar matriz óssea, assim que presos nessa matriz são considerados OSTEÓCITOS (célula adulta). Além dessas células temos a presença ativa de OSTEOCLASTOS, que tem por função a destruição/quebra de áreas envelhecidas ou lesionadas, essa atividade dos osteoclastos é a que dá a oportunidade de os osteoblastos atuarem na regeneração da mesma. E através desse procedimento temos como resultado o crescimento, mas não para por ai não!
O crescimento em sí ocorre em ossos longos, através do procedimento citado no parágrafo anterior, mas para entendermos melhor, precisamos ter o conhecimento da sua estrutura: temos as epífises (extremidades, distal e proximal), a diáfise (corpo do osso) e entre essas duas estruturas temos a metáfise (disco de crescimento) e é ela que é responsável pelo crescimento em comprimento (endocondral) de crianças e jovens, utilizando-se dos osteoclastos (destruição do tecido) e dos osteoblastos (regeneração do tecido). No adulto esse disco desaparece, ou seja, cessa o crescimento, deixando apenas um vestígio (linha epifisária).
Disponível em: <https://anatomia-papel-e- caneta.com/wp-content/uploads/ 2017/08/epifise-ossea.png? fbclid=IwAR2gcHE80vZY3dshwOSH_ AtMj12txLDRj2gT9Hp0jgnGHsplKsO O13Lkmz0>. Acesso em: 16 mai. 2019.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: Este material pode ser usado durante uma aula para complementação e até mesmo para a introdução do conteúdo: Tecido Ósseo.
Disponível em: <https://www.sobiologia.com. br/conteudos/Histologia/ epitelio18.php>. Acesso em: 16 mai. 2019.
Disponível em: <http://projetos.unioeste.br/ projetos/microscopio/index. php?option=com_phocagallery& view=category&id=39&Itemid=119 >. Acesso em: 16 mai. 2019
Disponível em: <https://www.sobiologia.com. br/conteudos/Histologia/ epitelio19.php>. Acesso em: 16 mai. 2019.
Referência: MILLÉO, Julianne. MANUAL TEÓRICO-PRÁTICO DE ANATOMIA HUMANA. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2018.
1_EDFIS_LIC_NB_Douglas_Marinho_da_Silva. Ótimo conteúdo para ser aplicado em sala de aula,pois chama atenção dos alunos por se tratar de um processo pelo qual todos passamos.
ResponderExcluir