segunda-feira, 20 de maio de 2019

(1_EDFIS_LIC_NB_Bruno_Pereira_Lima) BATE-ESTACA: UM GOLPE QUASE MORTAL

Em luta válida pelo UFC Rio, ocorrido no dia 10 de maio de 2019, a lutadora brasileira Jéssica Andrade, de apelido "Bate-estaca", nocauteou sua oponente norte-americana Rose Namajunas, pela luta principal, na disputa pelo cinturão peso-palha. O golpe que deu fim à luta é um golpe da própria Jéssica, que tem nome igual a seu apelido: "Bate-estaca". Porém o que surpreendeu os telespectadores, árbitros e até mesmo às lutadoras foi a forma como a norte-americana caiu no solo, após o golpe, em uma cena deveras assustadora, pois Namajunas caiu de pescoço no solo, e não de costas, como é o objetivo do golpe.
A gravidade desta situação se dá pelo local o qual Namajuras atinge o solo, pois houve um impacto muito grande na região cervical, e como ali é um local onde passa a medula espinal, por forames vertebrais e nos forames transversos (exclusivos das vértebras cervicais) se passam nervos espinhais, esse golpe poderia ter acarretado diversas complicações à norte-americana, como perda de movimentos e de sensibilidade, pois é a medula espinal que transmite e processa informações sensoriais e controla movimentos corporais.
Veja o vídeo do nocaute: 
em: 20 mai. 2019.
Matéria do Globo Esporte, da plataforma Combate:

APLICAÇÃO DIDÁTICA: O referente vídeo deste golpe, seria útil às aulas de anatomia, se passado em um momento de aprendizado sobre coluna vertebral, apresentando assim, as complicações que podem acontecer, caso alguma estrutura medular, ou qualquer outra estrutura nervosa fosse rompida ou impactada. A lutadora, por sorte, não teve muitas complicações posteriores, mas pode abandonar os octógonos, porém essa lesão, se concretizada, traria talvez, uma complicação irreversível.

2 comentários:

  1. Excelente material, sempre bom enfatizar a importância da coluna vertebral e as consequências que uma possível lesão podem causar na mesma. Além disso, os nervos espinais também merecem destaque, pois os mesmos tem grande influência na locomoção do indivíduo.

    ResponderExcluir