domingo, 2 de junho de 2019

(1_EDFIS_LIC_NB_GABRIELA_POZZEBON) LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS NO ATLETISMO

O trabalho realizado no departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo, avaliou 103 atletas que praticam o atletismo. 78 desses atletas possuem lesões.
O atletismo lidera o ranking com 47,6% de lesões, logo atrás vem o futebol com 15,5% e o basquete com 12,7%.

 


Disponível em:




O que é?

São lesões que afetam os músculos, articulações, ossos, ligamentos, meniscos, cápsulas articulares, tendões e nervos. A lesão pode aparecer depois de algum tempo, provocava pelo stress mecânico diário que tal parte do corpo for submetida. 

Erros posturais, tanto na execução de movimentos quando praticar atividades físicas, quanto no trabalho ou na escola, excesso de carga, stress mecânico diário, podem provocar várias lesões em qualquer parte do corpo.   


 

 Disponível em: <http://www.mutatisemagrecimento.com/blog/?tag=artrose>. Acesso em: 31 maio 2019

Disponível em: <https://hgeneration.pt/lesoes-musculo-esqueleticas-no-ombro-como-prevenir-eou-recuperar/>. Acesso em: 31 maio 2019


APLICAÇÃO DIDÁTICA:
O professor deve instruir o aluno a bons comportamentos posturais, procurar corrigir os movimentos executados incorretamente para que não haja futuras lesões.



 

6 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NA_Matheus_Martins

    Muito interessante trazer este tipo de conteúdo, principalmente a parte de postura incorreta e seus possíveis prejuízos, sabendo que muitas pessoas nas atividades do dia a dia não exercem a postura correta, o que acarreta em grandes desconfortos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a postagem. É importante que os alunos tenham conhecimento sobre este tema, pois assim podem entender a importância de manter a postura ereta e também de nao carregar muito peso em suas mochilas que é um dos principais fatores da má postura nas escolas.

    ResponderExcluir
  3. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

    ResponderExcluir
  4. 1_EDFIS_LIC_NA_Guilherme_Lavino

    Excelente assunto, matéria bem escrita e elaborada. Assunto recente e de grande utilidade pois diversos atletas e pessoas sofrem com lesões desse porte. A aplicação didática é útil e seria interessante a execução em sala.

    ResponderExcluir
  5. O blog Anatomia em Foco agradece a sua colaboração.

    ResponderExcluir