domingo, 9 de junho de 2019

(1_EDFIS_LIC_NA_Gabriel_Borges_Delega) ENTORSE NO TORNOZELO, O FANTASMA QUE ASSOMBRA OS JOGADORES DE BASQUETE


Sabe-se que o esporte de alto rendimento ocasiona, muitas vezes, em seus praticantes uma série de lesões, principalmente em esportes coletivos e de invasão, onde existe um contato direto com o adversário e ambos tentam ocupar um mesmo lugar no campo ou quadra.

 O foco desse texto é tratar dos entorses no tornozelo em um esporte especifico, o basquete, nele esta registrado um dos maiores números dessas lesões, pois é um esporte que exige uma mudança de direção rápida, força, saltos entre outras capacidades físicas.   
      
 O entorse no tornozelo mesmo parecendo inofensivo, dependendo do nível que ele ocorre pode deixar sequelas para toda a vida.

 O Entorse é quando o pé vira para dentro, rompendo ou afrouxando um ligamento no lado de fora do tornozelo.

 

 


Para melhor entendimento do assunto acesse as páginas e veja o conteúdo na íntegra junto as imagens disponível em:


<https://www.efdeportes.com/efd94/lesoes.htm>  Acesso em: 07 de junho. 2019


Como o ligamento tem um alto coeficiente de plasticidade (capacidade de se distender e não retornar a sua medida inicial) o ligamento quando é esticado de mais ele fica frouxo, fazendo com que a pessoa que sofreu a lesão esteja mais propensa a acontecer novamente, pois o ligamento já esta laceado.   

Em alguns casos mais graves de entorse o ligamento pode se romper totalmente tendo então que ser feita uma cirurgia para a reconstrução do mesmo.

Isso no basquete é um problema, pois tira do atleta a confiança e a firmeza de seu tornozelo fazendo-o ficar limitado.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Pode ser usado nas aulas sobre articulações de forma a mostrar como uma lesão simples que pode acontecer no seu dia a dia, pode deixar sequelas para toda a vida por causa da fragilidade de um ligamento.
 

 

2 comentários:

  1. EDFIS_LIC_NB_GABRIELA_POZZEBON
    Excelente postagem Gabriel, é de bastante importância que saibamos o que acontece realmente quando "torcemos o pé" pois isso também pode acontecer conosco no dia a dia.
    Parabéns!

    ResponderExcluir