domingo, 9 de junho de 2019

(1_EDFIS_LIC_NA_Thiago_Camargo_Cardoso) FIQUE ATENTO À FATORES COMUNS QUE PODEM LEVAR À DOENÇA NAS ARTICULAÇÕES: ARTROSE (OSTEOARTRITE)

A artrose (osteoatrite) é uma doença que se dá nas articulações que caracteriza-se pela degenaração das cartilagens e por alterações das estruturas ósseas vizinhas, tem como principais causas esforços físicos repetitivos, obesidade e até mesmo esportes, como o futebol, por exemplo. As articulações mais atingidas geralmente são as das mãos, joelhos, coluna e coxofemurais. Um dos sinais dessa doença é o aumento de líquido no interior do tecido cartilaginoso em uma articulação ou mais delas.

Entre as doenças reumáticas, a osteoartrite é a mais comum e atinge pessoas de ambos os sexos, a maioria das pessoas acima de 40 anos, apresentam algum sinal de osteoartrite em exames de raio X, mesmo que grande parte dessas pessoas não apresentem sintomas. Essa doença se instala tanto em mulheres como em homens com a mesma proporção.

 




SOBRE AS CAUSAS:
Primárias: Na maioria dos pacientes não há fatores que identifiquem o problema de osteoartrite. É mais comum que anormalidades anatômicas sutis, como pequenas irregularidades na superfície articular, levem ao desgaste da cartilagem. O exercício físico, quando não excessivo nem associado a traumatismos, não predispõe à doença. A obesidade, esforços físicos repetitivos e esportes como o futebol são fatores de risco.

Secundárias: As osteoartrites secundárias podem instalar-se como consequência de traumas, doenças reumatológicas inflamatórias, doenças congênitas do esqueleto, doenças metabólicas e endócrinas, enfermidades em que há comprometimento de nervos periféricos e outras.

SOBRE OS SINTOMAS:

Os sintomas da osteoartrite podem permanecer leves ou mesmo desaparecer por longos períodos, mas o principal sintoma, é a dor nas articulações, que costuma se instalar de forma discreta, porém pode aumentar muito a sua intensidade com o decorrer dos anos, nas fases iniciais da doença ela surge com o movimento e desaparece com o repouso. Outros possíveis sintomas da osteoartrite, podem ser o enrijecimento e diminuição da mobilidade articular, o enrijecimento costuma desaparecer segundos ou minutos depois após a movimentação, diferença importante com os casos de artrite reumatoide em que esse enrijecimento pode persistir por horas. Indivíduos abaixo dos quarenta anos de idade, não costumam apresentar sintomas.

SOBRE O TRATAMENTO:

Não existe tratamento que retarde a evolução ou reverta esse processo patológico que leva à osteoartrite, porém o condicionamento físico através de exercícios aeróbicos ajudam muito no controle aos sintomas, o exercício mais indicado para o controle dos sintomas da osteoartrite, é a hidroterapia. O principal objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e permitir que os portadores desta enfermidade levem uma vida normal, sem dor ou limitações de movimentos. A indicação de analgésicos é útil, porém sua ação é pouco duradoura. Em alguns casos, é necessário o tratamento cirúrgico, as cirurgias específicas mais frequentes são: artroplastia (substituição parcial ou total da parte destruída por uma prótese), artrodese (fusão cirúrgica de dois ossos, usada principalmente na coluna), osteotomia (mudança do alinhamento ósseo através da secção de partes ósseas) e osteoplastia (retirada e limpeza cirúrgica da parte óssea deteriorada).

Essa doença pode ser desenvolvida através de atividades comuns do dia a dia, por isso devemos tomar alguns cuidados como:
·       Controlar o ganho de peso;
·       Ter uma postura cuidadosa ao se sentar, levantar objetos e andar, para evitar posições forçadas que sobrecarreguem as articulações;
·         Evitar atividades que promovam impactos repetitivos e carregar pesos;
·         Praticar exercícios que fortaleçam a musculatura para dar estabilidade às articulações.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Este assunto pode ser abordado em uma aula sobre irregularidades nas articulações e o desgaste de suas cartilagens, chamando a atenção para uma doença reumática que atinge muitas pessoas, e também, em uma aula sobre a importância do fortalecimento e flexibilidade das articulações e o risco de impactos nas mesmas.


Disponível em: < https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/osteoartriteartrose/>. Acesso em: 06 de junho. de 2019.
 

 

2 comentários:

  1. (1_EDFIS_LIC_Gabriel_Nascimento_Oliveira) Muito bom o trabalho e bem estruturado, me levou a ter uma preocupação maior, pois tenho dores nos joelhos, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

    ResponderExcluir