domingo, 19 de maio de 2019

(1_EDFIS_LIC_NB_Matheus_Rogerio) CARACTERÍSTICAS TÍPICAS E ATÍPICAS DA COLUNA VERTEBRAL

A coluna vertebral é constituída pela superposição de 33 ossos denominados vértebras, sendo que estas são divididas em cinco regiões: cervical (7 vértebras), torácica (12 vértebras), lombar (5 vértebras), sacral (5 vértebras fundidas) e coccígea (4 vértebras fundidas).


 Ela apresenta várias curvaturas que podem ser visualizadas numa vista lateral da mesma. Estas curvatura são dispostas da seguinte forma: a região cervical apresenta uma curvatura lordose (convexa ventralmente), a região torácica apresenta uma curvatura cifose (côncava ventralmente), a região lombar apresenta uma curvatura lordose e a região sacrococcígea apresenta uma curvatura cifose.


 As vértebras típicas apresentam elementos em comum e que são básicos para o entendimento da estrutura de uma vértebra, estes elementos são dez: o corpo, processo espinhoso, lâmina, processo transverso, face articular superior, processo articular superior, forame vertebral, pediculo, face articular inferior e processo articular inferior.


 Há vértebras que apresentam características individuais, estas características individuais são encontradas principalmente na 1°, 2° e 7° vértebras da região cervical, no sacro e no cóccix como demonstrado no vídeo a seguir. 




Disponível em: <https://youtu.be/kzyvCPKvMrY>. Acesso em: 16 maio. 2019.


APLICAÇÃO DIDÁTICA: Este vídeo pode ser utilizado como um complemento de uma aula sobre a coluna vertebral, pois o autor do vídeo mostra, por meio de peças anatômicas, todas as estruturas das vértebras, os elementos típicos e atípicos de cada uma e as diferenças das vértebras de cada região da coluna.
 
Referências:


 Acesso em: 16 maio.2019.
 

2 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NB_Bruno Pereira_Lima Interessante salientar que a região do cóccix pode ter um osso a mais ou a menos do normal, e isso vem do processo de evolução do ser humano. Muito bom o vídeo, bem explicativo.

    ResponderExcluir
  2. O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!

    ResponderExcluir