quinta-feira, 6 de junho de 2019

(1_EDFIS_LIC_NB_Bruna_Barbosa_Apem) LESÕES MUSCULARES: DOR MUSCULAR TARDIA

DMT ou Dor Muscular Tardia são decréscimos na função muscular, ou seja, são alterações encontradas após a realização de exercícios excêntricos (tensão muscular maior do que a força de contração). O processo inflamatório gerado após o exercício eleva-se à medida que ocorrem microrrupturas de fibras musculares. As lesões induzem uma resposta inflamatória com migração de células e liberação de substâncias que promovem a remoção dos tecidos lesados e estimulam o processo de reparação. A duração e a intensidade da DMT, as alterações da contração muscular e a presença de substâncias químicas marcadoras da lesão na circulação sanguínea podem variar, dependendo da duração, da intensidade e do tipo de exercício realizado.
A Dor Muscular Tardia ocorre frequentemente em indivíduos que voltam a realizar atividades físicas após um período de inatividade com intensidades desproporcionais ao seu condicionamento físico ou naqueles que não tem o hábito de praticar esportes e acabam por realizar uma carga de exercício muscular vigoroso.  De acordo com Laurino, a dor e o desconforto se iniciam algumas horas após o término da atividade física, sendo mais intensos ao redor de 24 a 48 horas. Segundo o médico a DMT apresenta relação direta com a sobrecarga mecânica, a degradação do colágeno, a excreção urinária de hidroxiprolina e a elevação dos níveis de mioglobina. Segundo Nascimento et al (2007, p.90) os sintomas da DMT são: ”rigidez muscular, sensibilidade ao toque, diminuição da amplitude do movimento e incapacidade de gerar força máxima.”

Em relação ao tratamento o Dr. Cristiano Frota de Souza Laurino cita o alongamento como estratégia, bem como fisioterapia, massagem, a suplementação com antioxidantes e a administração de anti-inflamatórios e miorrelaxantes. Outra forma de tratar seria através da Crioterapia, tratamento feito com gelo que tem como objetivo reduzir o processo inflamatório, o edema, a formação de hematoma e também reduzir a dor.
Aplicação Didática: Sabe-se que é muito comum nas aulas de Educação Física os alunos iniciarem as atividades físicas sem aquecimento e alongamento. Desta forma, o professor de Educação Física pode utilizar a temática abordada para explicar aos alunos a importância de aquecer o corpo e realizar alongamentos antes de qualquer atividade física, visto que, através desta prática poderão estar evitando lesões musculares.
Disponível em: <http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/21/20>. Acesso em: 02 jun. 2019

2 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NB_Sandy_Czornobay
    O trabalho é ótimo para chamar a atenção para os alongamentos, pois ninguém quer sentir dor, não é mesmo? Além disso, apresenta um problema que eu, particularmente, não conhecia, e que provavelmente a maioria dos alunos também não conheçam, alertando assim para uma coisa que pode acontecer com eles caso não façam os exercícios de maneira correta.

    ResponderExcluir