terça-feira, 21 de maio de 2019

(1_EDFIS_LIC_NA_Thiago_Cardoso) DORES NA COLUNA? VÁ AO ORTOPEDISTA, PODE SER HÉRNIA DE DISCO!

A coluna vertebral do ser humano, também chamada de espinha dorsal, estende-se desde o crânio até a pelve, é composta por uma série de ossos, chamados  de vértebras, as quais estão sobrepostas em forma de coluna, e é daí que vem o nome coluna vertebral. Ela é dividida em 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas. Entre os corpos de duas vértebras adjacentes desde a segunda vértebra cervical até o sacro, existem os chamados discos intervertebrais, que são discos fibrosos periféricos compostos por tecido fibrocartilaginoso chamado de anel fibroso e uma substância interna, elástica e macia, chamada núcleo pulposo. Estes discos formam fortes articulações que permitem vários movimentos da coluna vertebral e também absorvem impactos.


- O QUE É HÉRNIA DE DISCO?
É quando um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal, a hérnia de disco é mais comum de ocorrer na região lombar e na região cervical, que são áreas com maior movimentação e com maior suporte de peso, ela pode irritar nervos próximos e resultar em dor, dormência ou fraqueza em uma perna ou braço.
Existem muitos casos de pessoas que tem a hérnia de disco mas não sentem dor, mas nas pessoas que sentem a dor, em maior parte dos casos, as dores passam em torno de dois meses, com ou sem tratamento, e algumas, levam uma dor crônica.
TIPOS DE HÉRNIA DE DISCO:
O começo de uma lesão no disco pode acontecer quando a pessoa não tem uma boa postura, faz levantamento de pesos sem dobrar os joelhos e não ingere cerca de 2 litros de água por dia. Nesse caso, apesar de não ter formado uma hérnia, o disco já está danificado, tem menor espessura, mas ainda continua com seu formato original, que é oval. A hérnia de disco em si, ocorre quando o disco intervertebral, perde o seu formato original, e pode ser classificada como:
- HÉRNIA DE DISCO PROTUSA: é o tipo mais comum, é quando o núcleo do disco permanece intacto, mas há perda no seu formato oval;
- HÉRNIA DE DISCO EXTRUSA: é quando o núcleo do disco se encontra deformado, sofre um abaulamento;
- HÉRNIA DE DISCO SEQUESTRADA: é quando o núcleo está muito danificado, podendo até mesmo se dividir em duas partes.
QUAIS AS CAUSAS DA HÉRNIA DE DISCO?
A hérnia de disco tem como principais causas a má postura no dia a dia e também a falta de cuidado para levantar objetos pesados, sendo normal as pessoas que trabalham de serventes, pintores, empregadas domésticas, entre outros, desenvolvam hérnia de disco por volta dos 40 anos de idade. Outros fatores que ajudam no surgimento da hérnia na coluna são o envelhecimento e o excesso de peso.
TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO:
Na maioria dos casos, quando é feito o tratamento corretamente, as dores desaparecem entre dois à três meses de tratamento, mas como cada organismo reage de uma maneira diferente, este prazo pode ser maior ou até mesmo menor. Para o sucesso do tratamento é necessário saber exatamente a localização da hérnia e qual o seu tipo, na maioria dos casos, o tratamento mais comum é o uso de analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico, sessões de terapias com aparelhos/equipamentos, exercícios e alongamentos individualizados como hidroterapia e pilates, sempre orientado por um fisioterapeuta. Durante o período do processo de tratamento, recomenda-se que a pessoa fique afastada das atividades que causaram ou ajudaram no surgimento da hérnia de disco.
APLICAÇÃO DIDÁTICA:
Este material, pode ser utilizado como base de estudos sobre o sistema esquelético, especificamente a coluna vertebral e suas articulações e movimentos, também podendo ser usado em uma aula sobre lesões e traumas do sistema esquelético, trazendo junto a si, a conscientização sobre a prevenção de um problema muito comum, mas que pode ser previnido através da mudança de hábitos do dia a dia.

6 comentários:

  1. )1_EDFIS_LIC_NA_GABRIEL_NASCIMENTO_OLIVEIRA)Excelente postagem,muito interessante saber mais sobre este assunto,que pode ser aplciado tanto no ensino fundamental quanto medio e superior, também vale ressaltar que até jovens que não fazem exercícios corretos em academias podem ter hérnia de disco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima observação Gabriel, levando em consideração que muitas pessoas não sabem a maneira correta de executar determinado exercício, e acabam prejudicando a própria saúde!
      O blog anatomia em foco agradece sua contribuição!

      Excluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NA_Jennifer_Custodio- Muito bom! Por meio dessa postagem as pessoas podem se conscientizar sobre a importância de ter uma boa postura, ingerir água e levantar peso da maneira correta. Além disso,vale lembrar que os sintomas da hérnia de disco podem aparecer nos músculos sendo eles espasmos, fraquezas e reflexos hiperativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente Jennifer!
      O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!

      Excluir
  3. 1_EDFIS_LIC_NB_Bruna_Barbosa_Apem
    De grande valia a postagem, muito importante trazer para sala de aula conteúdos como esse, afim de conscientizar os alunos quanto a importancia de manter a postura ereta, bem como ingerir água frequentemente. Além disso, muitos jovens estão sendo vítimas da doença, tenho como exemplo minha irmã que com 21 anos começou apresentar as dores e descobriu 4 hérneas de disco, é um doença grave e que se não tratada a tempo pode ter sérias consequencias, como a perca de movimento. Parabéns pela pesquisa Thiago.

    ResponderExcluir