quinta-feira, 23 de maio de 2019

(1_EDFIS_LIC_NA_KAUAN_DOS_SANTOS_RIPKA) VOCÊ SABE O QUE É ESCOLIOSE?

A coluna vertebral apresenta curvaturas naturais nas regiões torácica e lombar , esses desvios naturais são chamados cifose e lordose, em caso de desvios posturais a coluna sofre alterações  essas alterações são definidas como escoliose.





A escoliose é causada pelo crescimento assimétrico da coluna e isso acontece geralmente  na fase de crescimento do individuo, a escoliose pode ser dividida em 3 tipos  :

Escoliose congênita : problema na formação dos ossos da coluna vertebral ou problema na fusão dos ossos da coluna do feto ou recém-nascido.
Escoliose neuromuscular: causada por problemas neurológicos como paralisia cerebral ou musculares que determinam a fraqueza muscular.
Escoliose idiopática não possui causa conhecida.

A escoliose pode ser percebida  com os seguintes sintomas :
- Ombros ou quadris assimétricos
- Coluna vertebral encurvada anormalmente para um dos lados do corpo.
-Dores musculares frequentes .

O tratamento vai depender da causa da escoliose,  do tamanho e da localização da curvatura. Em alguns casos e necessário o uso de colete (curvatura acima de 25 a 30 graus), a cirurgia é feita normalmente nos casos de curvaturas mais graves.

Fisioterapia e atividades físicas são recomendados para pessoas com escoliose ,essas práticas não irão impedir a progressão da escoliose mas é importante para estabilizar a musculatura do paciente de modo geral.

Aplicação didática: esse material pode ser usado quando o professor irá trabalhar sobre a coluna vertebral com os alunos ,servindo assim de um material base para o professor ,apresentando aos alunos sobre a escoliose e os alertando pois quanto antes for descoberto a escoliose no individuo terá mais chances de impedir sua evolução.

Disponível em :<https://www.minhavida.com.br/saude/temas/escoliose>.Acesso em: 23 maio 2019

Disponível em :< https://www.youtube.com/watch?v=is6U_mLfBrE>. Acesso em: 23 maio 2019

7 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NA_Leonardo_Marques: Postagem de grande contribuição para entendimento de o que é este problema tão recorrente na sociedade e como é importante tratar deste assunto para o prevenir, e de ajuda a compreender as prevenções para que está doença não avance ao ser detectada, parabéns para o trabalho realizado.

    ResponderExcluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NA_Thiago_Camargo_Cardoso: Uma postagem de boa qualidade, chamando a atenção para um problema comum e com sintomas que passam muitas vezes despercebidos, vale ressaltar também que pessoas que crescem muito e numa velocidade rápida, o famoso período de estirão, assim chamado pelos médicos, devem ficar mais atentas, pois tem maior tendência em desenvolver a escoliose.

    ResponderExcluir
  3. Assunto muito importante a ser abordado, pois é um problema comum. As vezes um indivíduo tem esse problema e acabam não se atentando que pode ser um problema muito sério. Ou quando percebem já está bem avançado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para que seu comentário seja avaliado, você deve se identificar no mesmo.

      Excluir
  4. 1_EDFIS_LIC_NA_JOAO_LUCAS_RIBEIRO_GALVAO. Conteúdo muito interessante a ser abordado pois é um problema bastante comum na população e é muito interessante o fato de poder ser tratado tanto cirurgicamente quanto terapeuticamente.

    ResponderExcluir